top of page
  • Foto do escritorWagner Sant Anna

Mas afinal! O que é marketing digital?



Não é difícil entender o que é o Marketing Digital.


Porém, antes de descrever sobre essa estratégia, precisamos entender também o por que ela é essencial para a sobrevivência de qualquer tipo de negócio.


Segundo uma pesquisa realizada pela empresa Statista, uma plataforma online especializada em dados de mercado e consumidores, em 2020 o tempo médio gasto online por pessoa em todo o mundo foi de 6 horas e 42 minutos por dia.


Isso significa que, se as empresas quiserem se comunicar com seus clientes e potenciais clientes, precisam estar online também, independente do tamanho.


Mas afinal! O que é marketing digital?


O marketing digital é uma estratégia que utiliza os meios digitais para promover produtos ou serviços de uma empresa.


Esses meios podem incluir o uso de plataformas de redes sociais, publicidade paga online, SEO (otimização de mecanismos de pesquisa), marketing de conteúdo, entre outras estratégias.


O objetivo do marketing digital é atrair, converter e reter clientes, bem como aumentar a visibilidade e a autoridade da marca no mercado. Para isso, é preciso entender o comportamento e as necessidades do público-alvo, bem como o mercado em que a empresa atua.



Vantagens do marketing digital com ralação ao marketing tradicional.


Uma das principais vantagens é a possibilidade de mensurar os resultados de forma precisa, através de ferramentas de análise de dados. Isso permite ajustar as estratégias de acordo com o que está funcionando e o que precisa ser melhorado.


Outra vantagem é a possibilidade de segmentar o público-alvo de forma mais precisa, através do uso de palavras-chave e interesses definidos pelo próprio usuário. Esta segmentação pode estar relacionada a uma faixa etária específica, gênero, região geográfica, dentre diversas outras possibilidades.


Isso permite que as campanhas de marketing digital sejam mais eficientes, pois são direcionadas para pessoas que realmente têm interesse no produto ou serviço oferecido.


É preciso planejamento!


Para implementar uma estratégia de marketing digital eficiente, é preciso planejar o conteúdo e as ações a serem realizadas, bem como definir metas e métricas para avaliar o sucesso das campanhas.


Por ser uma área em constante mudança, os profissionais de marketing precisam estar sempre atualizados sobre as tendências e técnicas. Isso inclui acompanhar as alterações nas plataformas de mídias sociais, as atualizações dos controles de busca e as novas ferramentas de marketing digital.


Por este motivo e por estar diretamente associada a questões decisórias das empresas, optar por uma agência de marketing digital experiente, atualizada e que comprove seus resultados, pode ser um passo importante para uma estratégia sustentável e de excelentes resultados financeiros.



As estratégias de marketing digital podem ser utilizadas por empresas de todos os tamanhos e segmentos, desde pequenas startups até grandes corporações. Uma estratégia bem definida é fundamental para aumentar a visibilidade e o alcance da marca, bem como para fidelizar os clientes e obter novos negócios.


Para as gigantes do mercado e para os pequenos e médios negócios também.


Na realidade essa é uma grande vantagem do Marketing Digital.


Empresas e negócios de pequeno porte, desde que com a estratégia bem definida, geralmente planejada por uma agência de marketing digital de impacto, consegue alcançar um público consumidor em escala dentro da sua região de atuação, acompanhar o desenvolvimento da estratégia e melhorar a entrega destes resultados.


Estas ações eram geralmente requisitadas e implementadas pelas grandes empresas.


Porém, com a facilidade de acesso às ferramentas pagas e gratuitas, as possibilidades de acompanhamento de resultados em tempo real e aos anúncios de tráfego pago, empresas de todos os segmentos e setores, passaram a ter as mesmas oportunidades que as gigantes do mercado.


Rio de Janeiro - Brasil.

MAGNETIZZE PRETO 2.png
bottom of page